A Direção
Blogs de escolas
Neste segundo semestre, esta realidade começa a se modificar. As escolas e CEIs ingressam na blogosfera formalmente. Por solicitação da Gerência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação todas as unidades escolares devem ter o seu blog. Por isso, estamos ministrando o curso de blogs para os professores que serão responsáveis pela criação e manutenção dos blogs das escolas juntamente com o corpo administrativo garantindo, assim, a continuidade do trabalho.
O curso tem duração de dezesseis horas, distribuídas em quatro dias, e conta com a participação de aproximadamente 100 professores divididos em três turmas. O primeiro dia foi dedicado ao estudo teórico e reflexões a respeito das possibilidades de uso dos blogs no contexto educacional e, ainda, à visitação a vários blogs para que os professores tivessem um visão geral e se familirizassem com o novo ambiente.
O blog http://cursoinformaticaeducacional.blogspot.com serve como apoio aos cursistas. Nele estão sendo postadas algumas atividades, material de consulta e indicação de sites.
Escola também é lugar de rádio
A produção de podcasts no espaço escolar abre um leque grande de possibilidades educacionais, aproximando alunos e professore. O custo de produção e manutenção é praticamente inexistente, pois há vários serviços grátis para publicação de podcasts. Os programas são produzidos a partir de um computador com acesso à internet e podem ser baixados e ouvidos várias vezes. Além disso, são necessários um microfone e um programa para edição de áudio, como o Audacity, que é livre.
Toda a produção dos programas pode ser feita pelos alunos: da definição das pautas e escrita do roteiro à edição final e publicação na rede.
A rádio web escolar abre espaço para a divulgação e valorização da produção dos alunos, dos professores e da comunidade. Os alunos podem gravar entrevistas com outros alunos, com pessoas da comunidade, professores ou convidados especiais sobre os mais diversos assuntos e também divulgar seus talentos artísticos. Quantos de nossos alunos cantam, tocam algum instrumento, escrevem textos, músicas ou poesias que nunca ouvimos? As gravações podem, ainda, contemplar os assuntos curriculares tanto por parte dos alunos como dos professores. Que tal um plantão tira-dúvidas ou um espaço de dicas dos professores e até de revisão de matérias dentro da programação da rádio?