segunda-feira, março 15, 2010
Primeira reunião de Pais.
Nossa primeira reunião de Pais e Mestres do ano letivo de 2010, aconteceu no último sábado, dia 13/03. Com participação de quase 80% dos pais.
Foi um momento de consciência da importância dos mesmos, na aprendizagem dos alunos, além de assumir compromisso da parceria necessária para a educação dos jovens. Constou da pauta, vários itens indispensáveis para o bom andamento das atividades que serão desenvolvidas durante o ano, sendo distribuido, um informativo, com direitos e deveres dos alunos, para conhecimento dos pais e acompanhamento.
A abertura se deu com as Boas vindas aos pais e leitura de um texto:
O Nó do Amor - como mensagem de Reflexão. Texto lido pela Diretora: Prof. Iraci Ramos Passos. Seguida de uma dinâmica, pela Prof. Maria Francisca, para descontração entre os participantes: Professores e Pais.
Recebemos algumas sugestões e tomaram conhecimento do Programa de Educação Integral o "Mais Educação", desenvolvido por esta UEE.
A reunião transcorreu como planejada e foi concluida com o lanche oferecido aos pais.
A seguir será postada a pauta da Reunião e O Informativo que foi distribuido.
Iraci Ramos Passos- Diretora.
Texto:
O NÓ DO AMOR
Numa reunião de pais numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que se fizessem presentes o máximo de tempo possível... Considerava que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempo para se dedicar e entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpreendida quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo... Quando voltava do trabalho já era muito tarde e o garoto já não estava acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato faz-nos refletir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso. Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas "ouçam" a Linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro. As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas SABEM registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó num lençol...
Para fraseando a autora Aratangy:
“a ilusão de que o filho é nosso se desfaz a cada dia e na adolescência, acaba de vez. Portanto é melhor educá-los para a vida”. A deles.
-------------------------------------------------------------
------------------
Girassóis e Miosótis
O girassol é flor raçuda,que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo.Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro.O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.
Já o miosótis é plantinha linda,mas que exige muito mais cuidado.Gosta mais de estufa.O girassol se vira... e como se vira !O miosótis quando se vira, vira errado.Precisa de atenção redobrada.
Há filhos girassóis e filhos miosótis.Os primeiros resistem a qualquer crise:descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.As mães chegam a reclamar da independênciadesses meninos e meninas, tal a sua capacidadede enfrentar problemas e sair-se bem.
Por outro lado, há filhos e filhas miosótis,que sempre precisam de atenção.Todo cuidado é pouco diante deles.Reagem desmesuradamente, melindram-se,são mais egoístas que os demais, ou às vezes,mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,caladões, encurralados.Eles estão sempre precisando de cuidados.
O papel dos Pais é o mesmo do jardineiroque sabe das necessidades de cada flor,incentiva ou poda na hora certa.
De qualquer modo fique atento.
Não abandone demais os seus girassóisporque eles também precisam de carinho...e não proteja demais os seus miosótis.
As rédeas permanecem com vocês...mas também a tesoura e o regador.
Não negue, mas não dêem tudo que querem:a falta e o excesso de cuidados matam a planta.
Autoria de José Fernandes de Oliveira
" Pe. Zezinho "
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O filme com a entrevista do ex-menino da Febem e atual Pedagogo, no Programa de Jô Soares, não deu tempo passar, vai ficar p outra oportunidade :
Assinar:
Postagens (Atom)
Esta é uma lista de dias do ano. Caso você clique em um mês ou em algum dia deste mês,
será aberta uma página com os respectivos eventos importantes da data ao longo dos anos.
será aberta uma página com os respectivos eventos importantes da data ao longo dos anos.
"A juventude está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos e poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos." Você vencerá... Dê asas aos seus SONHOS!
Professor
“O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreendê-lo? Não. O professor baixa a voz, Com medo de acordá-lo.” Carlos Drummont de Andrade
"A verdeira alfabetização computacional não é apenas saber como usar o computador e as idéias computacionais. É saber quando é apropriado fazê-lo."