O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), decidiu nesta sexta-feira (16) pelo cancelamento do vestibular do meio do ano da instituição, que seria realizado em julho.
De acordo com a Uefs, a medida visa regularizar o calendário acadêmico, atualmente defasado em cerca de nove meses. A defasagem, segundo a Uefs, é resultado de mobilizações de professores, estudantes e funcionários, em função de paralisações e greves.
O Consepe considerou que o espaço de tempo entre a data de realização do vestibular e o ingresso do aluno na Instituição tem causado transtornos à Universidade, aos professores e candidatos. Exemplo disso seria o período de matrícula dos novos alunos, realizado entre cinco e seis meses depois de anunciado o resultado da seleção. Além disso, o início do semestre acontece somente depois de até nove meses do vestibular.
Os membros do Consepe apontaram outros fatores para a decisão, como as férias no meio do semestre, a falta de sincronia com outros processos (calendário escolar do ensino fundamental, provas do Enade, concursos ou seleções diversas), que acabam por afetar negativamente na realização de estágios, intercâmbios, ações interinstitucionais e o ingresso dos estudantes na vida profissional.
O Consepe considerou, ainda, que, mesmo com o cancelamento do vestibular de meio de ano, o fluxo de alunos que entram anualmente na Uefs não sofre alteração. Para setembro está previsto o ingresso da turma 2009.1, que presta vestibular em janeiro de 2009 e em março de 2010 ingressará a turma que fará vestibular em janeiro de 2010, regularizando o calendário universitário.