Ser Professor é...professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville já tem seus blogs e os utiliza para divulgar projetos, atividades, eventos escolares e também como recurso pedagógico nas várias disciplinas. No entanto, estas eram iniciativas próprias de cada unidade escolar, encabeçadas pelos professores-coordenadores de sala informatizada.
Neste segundo semestre, esta realidade começa a se modificar. As escolas e CEIs ingressam na blogosfera formalmente. Por solicitação da Gerência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação todas as unidades escolares devem ter o seu blog. Por isso, estamos ministrando o curso de blogs para os professores que serão responsáveis pela criação e manutenção dos blogs das escolas juntamente com o corpo administrativo garantindo, assim, a continuidade do trabalho.
O curso tem duração de dezesseis horas, distribuídas em quatro dias, e conta com a participação de aproximadamente 100 professores divididos em três turmas. O primeiro dia foi dedicado ao estudo teórico e reflexões a respeito das possibilidades de uso dos blogs no contexto educacional e, ainda, à visitação a vários blogs para que os professores tivessem um visão geral e se familirizassem com o novo ambiente.
O blog http://cursoinformaticaeducacional.blogspot.com serve como apoio aos cursistas. Nele estão sendo postadas algumas atividades, material de consulta e indicação de sites.
Apresentação sobre blogs para a oficina do I Semi more
O rádio apesar de ser uma mídia de fácil acesso e baixo custo ainda é muito pouco explorado na escola. No curso de formação continuada Criação de Podcasts na Escola fiz a seguinte pergunta aos professores: Quem utiliza ou já utilizou rádio na sala de aula ou sabe de algum colega que use este recurso com os alunos? A primeira resposta referiu-se aos professores de Inglês que costumam usar o rádio para trabalhar músicas com os alunos, mas aqui houve uma confusão com relação ao uso do aparelho e não da mídia. Desfeito o equívoco, a maioria foi unânime em afirmar que nunca havia feito uso pedagógico do rádio, mas alguns relataram que já propuseram atividades aos alunos em que estes tiveram que ouvir algum programa para um debate posterior em sala de aula. Neste caso, os alunos continuam como meros receptores de conteúdo: muda o meio, mas não muda a prática. O que se propõe com a criação de programas de rádio web na escola é que os alunos passem a exercer o protagonismo, exercitando a autoria, a autonomia e a criatividade através da elaboração e publicação programas de rádio na web.
A produção de podcasts no espaço escolar abre um leque grande de possibilidades educacionais, aproximando alunos e professore. O custo de produção e manutenção é praticamente inexistente, pois há vários serviços grátis para publicação de podcasts. Os programas são produzidos a partir de um computador com acesso à internet e podem ser baixados e ouvidos várias vezes. Além disso, são necessários um microfone e um programa para edição de áudio, como o Audacity, que é livre.
Toda a produção dos programas pode ser feita pelos alunos: da definição das pautas e escrita do roteiro à edição final e publicação na rede.
A rádio web escolar abre espaço para a divulgação e valorização da produção dos alunos, dos professores e da comunidade. Os alunos podem gravar entrevistas com outros alunos, com pessoas da comunidade, professores ou convidados especiais sobre os mais diversos assuntos e também divulgar seus talentos artísticos. Quantos de nossos alunos cantam, tocam algum instrumento, escrevem textos, músicas ou poesias que nunca ouvimos? As gravações podem, ainda, contemplar os assuntos curriculares tanto por parte dos alunos como dos professores. Que tal um plantão tira-dúvidas ou um espaço de dicas dos professores e até de revisão de matérias dentro da programação da rádio?
A escolha das músicas também é importante, pois traz à tona discussões sobre direitos autorais e Creative Commons. Apesar de podermos enfrentar alguma resistência dos alunos com relação às músicas que eles não conhecem, encontramos aí uma oportunidade de ampliar-lhes o conhecimento para artistas que disponibilizam seus trabalhos na rede. A rádio web escolar também pode ser um canal de divulgação e valorização dos artistas locais.
Assim como os blogues, as páginas de publicação de podcasts permitem a participação do ouvinte através do sistema de comentários ou ainda por meio de gravações de áudio. Dessa forma, não só os alunos mas também os pais e todos os visitantes tem acesso aos conteúdos publicados e podem interagir ajudando na construção dos programas com suas opiniões, dúvidas, críticas ou sugestões fazendo com que a rádio web escolar seja mais um espaço de comunicação e de aprendizagem colaborativa em que o antigo modelo de distribuição radiofônica um-para-todos seja substituído pelo modelo todos-para-todos
Esta é uma lista de dias do ano. Caso você clique em um mês ou em algum dia deste mês, será aberta uma página com os respectivos eventos importantes da data ao longo dos anos.
"A juventude está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos e poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos." Você vencerá... Dê asas aos seus SONHOS!
“O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreendê-lo? Não. O professor baixa a voz, Com medo de acordá-lo.”Carlos Drummont de Andrade
"A verdeira alfabetização computacional não é apenas saber como usar o computador e as idéias computacionais. É saber quando é apropriado fazê-lo."
A Equipe Gestora do Colégio Regina Simões exerce uma Gestão participativa e democrática, tendo como aliados: docentes, alunos, pais e funcionários, utilizando uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos, produzida pelos humanos, para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas iguais a nossa, que é o ENSINO. "Estude como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanha!"
Tente cercar o gato para que ele não saia das bolinhas. Clique sobre a imagem para começar a jogar. Divirta-se!
Presente da noiva 2009
sheila vice diretora - a noiva de 2009
O PRAZER DA LEITURA
"Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora" - Voltaire -
Funcionários preparando o desfile de 07 de setembro
Professores no desfile 07/09/2009.
Atividades dos alunos
S.João
Seguidores
Eleição
Comissão eleitoral em atividade.
Votos dos Professores...2008!!
Professor na eleição para dirigentes escolares...
Raquel e seu voto.
Profª Simone em
Palestra com os alunos
Dia da Criança-2008
Alunos em Atividades Recreativas
Profª Edielza fazendo dinâmica com a turma..
ginkana
Terra-Mirim
Professoras dando apoio na Ginkana!
Dom de Deus...Màe!
MÃE..que na presença constante me ensinou na pureza do seu coração a vislumbrar caminhos... MÃE...dos primeiros passos, das primeiras palavras... MÃE...do amor sem dimensão, de cada momento, dos atos de cada capítulo de minha vida não ensaiados, mas vividos em cada emoção... MÃE...da conversa no quintal, do acalanto do meu sono aquecido de amor, aninhada em seu coração... MÃE ...do abraço, do beijo que levo na lembrança... MÃE...é você que me inspira a caminhar... MÃE...a presença de cada passo que o tempo não apaga: por mais longo e escuro que seja o caminho, haverá sempre um horizonte... MÃE...Mulher a quem devemos a vida, que merece o nosso respeito, nossa gratidão e nosso afeto.
... Siga o exemplo dos pássaros e ouse voar... Sonhando... cada vez mais ALTO!
"Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao lider."Augusto Cury.
Jovens notáveis
O número de alunos superdotados no ensino superior cresceu impressionantes 2.390% em apenas dois anos. Professores devem estar atentos para identificar e manter o interesse dos estudantes acima da média
"Estimule as turmas, incentive as discussões, proponha temas que instiguem a curiosidade dos alunos. Em geral, estudantes com potencial elevado respondem de maneira positiva e se sobressaem. Quando bem aplicadas, as atividades rendem bons frutos", ressalta. Mas, antes de propor essas tarefas, Carlos Domingues, coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Positivo, afirma que os professores devem estar preparados.
"A universidade precisa treinar coordenadores e docentes, mostrar como lidar e o que fazer para ajudar um aluno superdotado".
Um colégio pode ter em ensino várias matérias, na qual as mais utilizadas atualmente são português, matemática, ciências, história e geografia. No colégio costuma ter os seguintes indivíduos:
Diretor ou coordenador, que tem o objetivo de liderar o colégio ou escola;
Porteiros, que tem como objetivo de assegurar os alunos e pais que passam pela portaria.
Secretários, que tem como objetivo guardar documentos do colégio;
Professores, que tem como objetivo ensinar os seus alunos as matérias que o diretor ou coordenador propôs.
Aluno, é o indivíduo que recebe formação de um professor para adquirir ou ampliar seus conhecimentos em um determinado assunto. É qualquer pessoa que aprende através de outra, mas o termo é geralmente aplicado para estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário